Investir em franquia vale a pena? Vencendo o medo de empreender a modalidade de investimento pode trazer boas rentabilidades

Investir em franquia vale a pena a modalidade de investimento pode trazer boas rentabilidades

Após anos poupando ou depois da aposentadoria, muitos idealizam comprar uma franquia nos mais diferentes segmentos. Mas, afinal, vale mesmo a pena investir em franquias?

Vencendo o medo de empreender, esta é uma opção de investimento com algumas vantagens como as facilidades que uma marca já estabelecida no mercado e o conhecimento do franqueador. Sendo assim, quem pretende se aventurar nesse ramo deve analisar outros fatores como ponto de venda e em que tipo de negócio investir.

 O que analisar antes da decisão?

A primeira coisa a se pensar é se o negócio tem a ver com você. Quanto mais ele se aproximar do seu sonho, mais você irá se dedicar e maiores serão as suas possibilidades de sucesso. Você também deve ficar atento a alguns itens sobre a franquia como o investimento inicial, prazo de retorno, royalties e taxa de publicidade.

Investimento inicial:
Definir o tamanho de investimento inicial é o primeiro passo. Existem franquias de todas as faixas de preço, a ABF oferece uma lista de franquias segmentadas por área de atuação ou investimento.

Retorno do investimento:
O prazo de retorno do investimento é o tempo que você leva para recuperar o dinheiro investido, pode levar alguns meses ou até anos. Lembre-se ainda que o lucro não é instantâneo. Dependendo do local e do público, pode demorar um pouco para obtê-lo. Então, é bom ter uma reserva financeira para esse período.

Royalties e taxa de publicidade:

Já a taxa de royalties é quanto você paga mensalmente para o franqueador pela utilização da marca. No entanto a taxa de publicidade é a verba destinada à divulgação da marca, cobrada de todos os franqueados.

Estudar o mercado e conversar com outros franqueados ajuda?

Se você já tem alguma franquia em mente, uma boa opção é tentar entender o mercado que você pretende atacar e conversar com outros franqueados que já atuam nele. Assim você identificará pontos fracos e pontos fortes que te ajudarão a tomar uma decisão.

Como se planejar financeiramente?

Após determinar a quantia de que irá precisar, você deve escolher que tipo de investimento será utilizado para acumular esses recursos. As opções são várias: poupança, previdência privada, investimentos em ações, entre outras. Espero que vocês tenham gostado das dicas de quem mais entende de Microfranquia, acompanhe nosso blog e fique por dentro dos assuntos para seu negócio!

Comments

comments

Home.Depil

This entry has 0 replies

Comments open

Leave a reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>